quinta-feira, 7 de abril de 2011

DEUS RECEBE TODO E QUALQUER LOUVOR?

No passado, Deus havia escolhido um povo para adorá-lo. O povo de Israel. O próprio Deus deu todas as instruções de como isso seria feito. Capacitou o povo para a construção do Tabernáculo, ensinou-lhes como deveria ser os sacrifícios, e uma de suas exigências para o holocausto, seria a de um animal perfeito, sem mancha. “se sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho, sem mancha.”(Lev 1:3 a). “Nenhuma coisa que haja defeito oferecereis, porque não seria aceito a vosso favor.” (Lev 22:20). “Porem, havendo nele algum defeito, se for coxo, cego, ou tiver qualquer defeito, não sacrificarás ao Senhor teu Deus.” (Deut 15:21). Isso nos mostra a perfeição de Deus, e Ele requer que o nosso sacrifício também seja perfeito.


Deus também separou uma determinada tribo, dentre as doze tribos de Israel, a tribo de Levi, para O servir no Tabernáculo, para toda a obra que seria realizado: a montagem, a limpeza, os sacrifícios, o louvor... “Assim separarás os levitas do meio dos filhos de Israel; e os levitas serão meus. Depois disso os levitas entrarão para fazerem o serviço da Tenta da Revelação, depois de os teres purificados e oferecido como oferta de movimento.”(Num 8:14 e 15). Mas para que eles pudessem trabalhar como convinha ao Senhor, deveriam primeiramente se purificarem e lavarem suas vestes (Num 8:21).


Para o ministério de louvor e adoração, foram separados os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum (Icro 25:1)


O que nos mostra com essas exigências?


- Primeiro, para se oferecer algum sacrifício ao Senhor, este deveria ser perfeito, sem mancha. O nosso serviço para Deus deve ser entregue da mesma forma, com total perfeição. Lembre-se: Deus é perfeito, portanto, tudo o que for oferecido à Ele deve ser perfeito. “Portanto quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.( Icor 10:31).


- Segundo, “Também Davi juntamente com os capitães do exército, separou para o serviço...” (Icro 25:1); “Assim separarás os levitas do meio dos filhos de Israel...”(Num 8:14). Note que, as pessoas que faziam o trabalho no tabernáculo eram pessoas escolhidas, com um chamado específico para cada atuação. Para que alguém possa exercer algum ministério na casa de Deus, é conveniente e necessário que este tenha um chamado, que seja um escolhido para a sua função. Por exemplo: uma pessoa que tem o Dom de cantar e não de pregar não pode pregar, e vice-versa. Só o fato de gostar de tal coisa não significa que tenha um chamado para isso.


Bem, vejamos quais são as características de quem tem um chamado.
É esforçado;


É ordeiro;

Tem compromisso;

É fiel;

Procura a perfeição no que faz;


Faz por amor.


Existem pessoas que estão trabalhando na casa de Deus, mas não se dedicam ao mínimo em aperfeiçoamento. Já que estamos abordando o assunto do louvor, se é para tocar que toque com perfeição, se para cantar, que cante com perfeição. Temos vistos pessoas tocando de qualquer maneira, e pessoas desafinadíssimas cantando de qualquer modo. Meus irmão não estamos brincando de louvar ! Que todo o ministério realizado na casa de Deus, seja feito por quem tem um chamado. No cap 25 de I Crônicas no verso 7 diz: “ Era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos em cantar ao Senhor, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito”. Note o nível de conhecimento desses escolhidos: eram instruídos, ,mestres, capacitados, conheciam bem o que estavam fazendo. Posso ousar em dizer que, se estamos em atividade dentro de nossas igreja, precisamos conhecer muito bem o nosso ministério, e sermos mestres no que estamos fazendo. Deus nos capacita para tal coisa.


-Terceiro, “Toma os levitas do meio dos filhos de Israel, e purifica-os.” (Num 8:6).


Mas o que é purificar? Limpar. “Lava o teu coração da maldade, ó Jerusalém, para que sejas salva, até quando permanecerão em ti os teus maus pensamentos?” (Jer 4:14). Muitas vezes os nossos corações, nossos pensamentos, se ligam em tantas coisas desta vida, que acabamos nos desligando da comunhão diária com Deus. passamos um dia inteiro nos envolvendo com trabalhos, famílias, escolas, filhos, lazer, etc, e esquecemos de que Deus precisa estar em primeiro lugar em tudo o que fizermos. Não glorificamos a Deus pela vida, pelo alimento e por outras coisas mais, não mantemos a nossa comunhão com Ele, e depois nos atrevemos a ir para a frente da igreja, abrir a nossa boca e simplesmente parafrasear alguns versos, como “Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração”, ou, “Eu te amo Jesus, por tudo o que fez por mim”, entre outros louvores que cantamos, mas que na verdade não representam o que estamos vivendo. Quanta hipocrisia! Se o nosso coração estiver cheio de gratidão, de vida, nossos lábios entoarão os mais sinceros louvores a Deus. E sabe o que acontece quando uma congregação canta a Deus com um coração grato? A glória de Deus enche o templo. “Também os levitas que eram cantores, todos eles a saber, Asafe, Remã, Jedutum e seus filhos, e seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com alaúdes e com harpas, estavam em pé ao lado oriental do altar, e juntamente com eles cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas, eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor: e dando-lhe graças, e quando levantavam a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos de música, e louvavam ao Senhor, dizendo: Porque Ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre; então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor, de modo que os sacerdotes não podiam ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.” (IICro 5:12 – 14). Veja que, a glória de Deus era tão tremenda que os sacerdotes não se continham em pé. Outro detalhe muito importante, eles cantavam e tocavam uniformemente. No nosso louvor deve ser a mesma coisa, mas infelizmente encontramos irmãos que querem sobressair à outros irmãos. O nosso objetivo não é que ninguém se apareça, mas que Jesus seja visto no ministério de louvor.


Paulo, em sua aos Romanos cap 12:1 ele diz: “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Fazendo um paralelo com o sacrifício do passado, ele agora exclui o sacrifício animal, substituindo-o pelo corpo, nosso corpo como sacrifício vivo. Não que vamos flagelar o nosso corpo pensando que Deus se agrada desse sacrifício. Mas o sacrifício a que Paulo se refere, é o de abandonar o nosso pecado, nosso orgulho. O sacrifício deveria ser apresentado perfeito, sem mancha, assim deve ser a nossa vida perante Deus. E ele continua: santo e agradável. É assim que Deus nos receberá, esse é o nosso culto racional, o nosso culto diário à Deus, comunhão restaurada. Esse é o nosso louvor. Heb 13:15 “Por ele, poi, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome”. Confessamos o nome de Deus através do nosso testemunho, da nossa vida com Ele.


Porém, agora existe um grande perigo. O povo de Israel se desviou do comando de Deus, adorando a outros deuses, e desta maneira não dando a devida importância aos sacrifícios. “Ofereceram sacrifícios aos demônios, não a Deus, a deuses que não haviam conhecido, deuses novos que apareceram a pouco, aos quais os vossos pais não temeram”. (Deut 32:17); “Ao que respondeu Ageu, dizendo: Assim é este povo, e assim é esta nação diante de mim, diz o Senhor; assim é toda a obra das duas mãos; e tudo o que ali ofereceram imundo é.” (Ageu 2:14); “Ofereceis sobre o altar pão profano, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que pensais, que a mesa do senhor é desprezível. Pois quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou o doente, isso não é mau? (Mal 1:7,8). O povo deixou de sacrificar a Deus, oferecendo a outros deuses. E qual foi a resposta de Deus a esta rebeldia? Vejamos: “Para que, pois, me vem o incenso de Sabá, ou a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não são aceitáveis, nem me agradam os vossos sacrifícios” (Jer 6:20); “Aborreço, desprezo as vossas festas, e não me deleito nas vossas ofertas de cereais, não me agradarei deles; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados.” (Amós 5:21,22). Deus rejeitou completamente os sacrifícios, as atitudes do povo de Israel. Assim, do mesmo modo, Deus rejeitará nossa oferta se oferecermos com o nosso coração impuro, de má vontade, sem dedicação.


Amós 5:23 “ Afasta de mim o estrépito dos teus louvores; porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos.” Quão duro seria ouvir isso de Deus. Se não estamos em condições de assumirmos o louvor de nossas igrejas, devemos repensar em nosso comportamento, renovar a nossa aliança com Deus, para que não rejeitar o nosso louvor. “ Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente”. (Jer 48:10). Não estamos brincando de karaokê, muito menos devemos brincar com as coisas sagradas de Deus, e é muito perigoso fazer o trabalho do Senhor de vã maneira.


Se podemos, e temos a capacidade de ofertamos o melhor para Deus, e não o fazemos, Maldito! “Mas seja maldito o enganador que, tendo animal no seu rebanho, o promete e sacrifica ao Senhor o que tem mancha; porque eu sou Grande Rei, diz o Senhor do exércitos, e o meu nome é temível entre as nações”. (Mal 1:14)


               CONCLUSÃO             

Deus rejeita um louvor contaminado pela hipocrisia, vaidade, orgulho, insubmissão. Devemos lembrar que essas características pertence ao diabo.


Outra coisa que não podemos deixar de falar, é que, se Deus não recebe o seu louvor, alguém o recebe, sabe quem? Satanás. Essa é a intenção dele, desviar a adoração de Deus para ele.


Como está a sua situação perante Deus? Precisamos urgentemente mudar as nossas vidas e redirecionar o nosso louvor para aquele que merece toda a adoração, toa a glória e todo o nosso verdadeiro louvor.

Nenhum comentário: