quarta-feira, 6 de abril de 2011

O SEMEADOR

Afluinfo uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades disse Jesus por parábola:


Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu á beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocam. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a centro por um. Dizendo isto clamou: Quem tem ouvidos ara ouvir, ouça.

A EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA
( Mt 13.10-23) ; Mc 4.10-20 ; Lc 8.4-15 )


E os seus discípulo o interrogaram dizendo: Que parábola é esta ?
Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conheçer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam.


Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus. A que caiu á beira do caminho são os que ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da aprovação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.


A que caiu na boa terra são os que tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.

Nenhum comentário: